13 de fevereiro de 2013

Orelhões terão Wi-Fi, SMS e mensagem de vídeo


Os 950 mil telefones públicos existentes no Brasil deverão passar por mudanças por causa da evolução tecnológica. Cerca de 350 mil deverão ser desligados por falta de uso. Os outros 600 mil deverão ser modernizados e terão videochamadas, enviarão SMS para celular e permitirão acesso à Internet por Wi-Fi.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), uma consulta pública será iniciada até o fim de março para saber quais as demandas da população e como os orelhões deverão ser modificados. Uma outra hipótese é a criação de telefones públicos dentro de ônibus.

Outra proposta da agência reguladora é o aumento do número de aparelhos públicos para os deficientes de fala e audição. Com configuração diferente dos atuais aparelhos, eles terão imagem e comunicação plena, com intermediação por vídeo. O usuário se comunicaria com o intérprete em Libras (linguagem de sinais).
Cerca de 85% dos orelhões estão concentrados nas grandes cidades, com apenas 140 mil aparelhos instalados nas cidades com até 300 habitantes. Metade dos aparelhos faz apenas 60 ligações por mês. A modernização é uma maneira de aumentar a utilização desses pontos de telecomunicação. (vi no Globo)

Nenhum comentário: